02 fevereiro, 2008

Olhar sobre o Mundo Islâmico Contemporâneo - Modernistas

Modernistas

São também conhecidos por revisionistas ou islamólogos, uma vez que empreendem esforços no sentido de interpretarem o Islão de forma mais dinâmica, em consonância com os avanços científicos e culturais, ou seja, apresentam um Islão mais racional. Por outras palavras, os modernistas, ao contrário dos tradicionalistas e dos fundamentalistas, procuram estudar e apaziguar o fosso que separa os elementos de fé e de lógica racional, a tradição e a modernidade.


Algumas Personalidades Proeminentes
Sayyid Jamal Ad-Din al-Afghani (1838 – 1897)


É considerado o pai do Modernismo Islâmico. Uma figura que desde a infância revelou uma inteligência inata. Estudou em Najaf, no Iraque, várias disciplinas islâmicas levando-o à docência na célebre Universidade Al-Azhar, no Cairo. Nas suas aulas, o acento tónico recaía na ameaça para o Islão oriunda do Imperialismo Ocidental e na necessidade de se unificar a Um´ma, assim como na urgência de se colocarem limites constitucionais ao poder dos reis e presidentes.


Promoveu o Revivalismo Islâmico, em geral, e o modernismo, em particular. No entanto, não tolerava as teses modernistas pró-Ocidentais que promoviam a educação ao estilo Ocidental, o que tornava os muçulmanos inertes às injustiças dos governantes pró-Ocidentais.
O objectivo central deste ideólogo do Islão recaía no estabelecimento de regimes pan-islâmicos livres do Imperialismo e do colonialismo.

Sem comentários: