02 fevereiro, 2008

Olhar sobre o Mundo Islâmico Contemporâneo - Reformistas

Reformistas

A ideia base dos reformistas consiste na humanização da Um´ma (Comunidade Islâmica). Os partidários do reformismo aceitam a primeira parte da sahri´a, o Alcorão. Já no que diz respeito aos hadiths (um corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida do Profeta), afirmam que estes possuem um grande teor especulativo. Acrescente-se o facto de recusarem as doutrinas emanadas pelos ulamas (Doutores da Lei).

Algumas Personalidades proeminentes
Muhammad Abduh (1849 – 1905)

Foi uma figura de grande relevância para o pensamento reformista islâmico e teve como principal mentor al-Afghani.
Abduh foi muito crítico à metodologia empregue pelos líderes do seu país, o Egipto, e em 1895, já num posto cimeiro da administração egípcia, esforçou-se no sentido de implementar mudanças nos sistemas dos tribunais religiosos e na área da educação.

Uma das principais tarefas de Abduh consistiu em mostrar aos egípcios que a religião era o principal motivo de atraso das sociedades muçulmanas, ou seja, salientou que os muçulmanos encontravam-se numa posição inferior dado terem abandonado o verdadeiro Islão. Alertava para a urgência de construírem uma grande e verdadeira civilização. Procurou então demonstrar a racionalidade do Islão que poderia servir de sustentação à vida humana num mundo moderno.
Abduh interpretou o Alcorão como o Livro da libertação de pensamento e do respeito pela razão.

Sem comentários: