02 fevereiro, 2008

Olhar sobre o Mundo Islâmico Contemporâneo - Activistas Radicais

Activistas Radicais

Aos olhos destes, a violência é a única alternativa a empregar contra, não só o Ocidente, como dirigentes dissidentes do Islão, ou seja, empregar a Guerra Santa (Jihad Menor) contra os inimigos do Islão, assumindo-se como uma obrigação de todos os crentes. Por outras palavras, os intitulados activistas radicais reiteram a sacralidade de um Estado de beligerância constante. Como exemplos paradigmáticos temos o caso do Hezbollah (Partido de Deus), o Hamas ou a Al Qaeda.



Algumas Personalidades Proeminentes
Ayatollah Ruhollah Khomeni (1902 – 1989)


Esta é uma figura incontornável do Mundo Islâmico, ayatollah shiita iraniano, líder espiritual e político da Revolução Islâmica iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlavi, na altura o Xá do Irão. É considerado o fundador do moderno Estado shiita, e comandou o Irão até à data da sua morte em 1989.


Foi na década de 60 enviado para o exílio pelo monarca Pahlavi, dado ser na altura um grande crítico da política iraniana levada a cabo quer por Mossadegh quer depois pelo Xá, mas mesmo no exterior a sua voz não cessou. Do Iraque, e posteriormente de França, influenciou o povo iraniano, shiita, a revoltar-se contra a dinastia, e incitou a sua transformação através de uma Revolução Islâmica no Irão para o tornar uma República Islâmica onde a shari´a seria adoptada, jurisdicionando toda a sociedade iraniana. O seu esforço foi recompensado em Janeiro de 1979, data da conhecidíssima Revolução Islâmica do Irão.
A sua retórica também incidiu no apelo à unidade das nações islâmicas contra o sionismo e o imperialismo.
Este homem marcou para sempre não só o modus operandi das elites político-religiosas do Irão, tal como todo o Mundo Muçulmano, e claro o Mundo em geral.


A sua morte em 1989, após uma cirurgia destinada a parar uma hemorragia interna, consistiu numa enorme perda para a sociedade iraniana e, shiistas em geral. No entanto, estavam já lançadas as bases sólidas deste país onde o “Paradigma de Karbala” é tão intrínseco.

Ossama Bin Laden (1957 - ?)
Esta é a figura do terror ocidental, um homem que nasceu na Arábia Saudita no seio de uma família rica da construção civil e que gozava de uma boa relação com os Wahhabitas que governavam o Estado saudita.


Ossama abandonou a seu país natal aquando da invasão soviética ao Afeganistão em 1979, para ir combater ao lado dos mujahedin afegãos contra os invasores soviéticos. Com a vitória afegã, Ossama tornou-se um herói, um combatente da causa islâmica. Neste que foi um embate à imagem de “David contra Golias”, Ossama foi uma figura-chave para o sucesso alcançado nos negócios concretizados com os EUA na compra de mísseis para o combate contra as forças soviéticas.


Em 1992, foi-lhe retirada a nacionalidade saudita devido ao seu apoio a organizações terroristas. Refugia-se no Sudão, e a partir de então torna-se um mestre exímio na arte do disfarce e a principal figura do Islão radical.
Bin Laden é considerado o principal suspeito de ataques terroristas contra o Ocidente, transformando a Al Qaeda na principal organização terrorista internacional, a mais eficaz e influenciadora dos restantes grupos terroristas de índole islâmica.


Ossama Bin Laden é o líder da maior rede terrorista internacional, a Al-Qaeda que se dedica à oposição pela força e violência aos EUA e seus aliados, assim como aos governos “corruptos” de países muçulmanos.
Sobre as ordens de Bin Laden, existe um grupo conhecido como a Shura (Conselho) que integra representantes de outros grupos terroristas, tais como o líder da Jihad Islâmica egípcia Ayman Al-Zawahri (o braço direito de Bin Laden). Para além da Shura, a Al-Qaeda possui nas suas fileiras diversos grupos que se ocupam, respectivamente, dos assuntos militares, das relações com os meios de comunicação, dos temas financeiros e dos temas relativos ao Islão. Esta organização extremamente bem orquestrada tem proporcionado não só campos de treino e casa de acolhimento para os seus membros, como outras infra-estruturas para o armazenamento de equipamento usado nos ataques terroristas, desde aparelhos electrónicos, de comunicações e do transporte por todo o mundo de divisas e armamento para a sua distribuição entre os seus membros e outras organizações terroristas por esta patrocinadas. Todo este projecto é financiado através de uma arrojada série de negócios obscuros, que vão desde a lavagem de dinheiro ao tráfico de drogas.


Foi com o ataque do 11 de Setembro que o mundo em geral ficou a conhecer esta figura de proa do Mundo muçulmano radical e terrorista.
As citações que se seguem ajudam a compreender toda a acção da Al-Qaeda através do seu líder supremo:


“Meus irmãos muçulmanos, os vossos irmãos da Palestina e da Terra dos Lugares Sagrados (Arábia Saudita) estão a pedir-lhes ajuda e que tomem parte na luta contra o inimigo norte-americano e israelita”.
“Aterrorizar os invasores norte-americanos e os seus aliados é uma obrigação religiosa e lógica”.

Sem comentários: