21 fevereiro, 2008

Bloco Caspiano, Turquemenistão

Esta ex-república soviética desde 27 de Outubro de 1991, agora uma República Presidencialista à semelhança das outras duas neste trabalho implicadas, possui cerca de 4 milhões de habitantes sendo que 58% destes vive abaixo do limiar da pobreza e 60% está desempregada, uma consequência do anterior dado. A taxa de crescimento do PIB corresponde a 6%.

À semelhança dos restantes países que margeiam o Cáspio, é também produtor de petróleo, na medida de 213 700 barris por dia, e gás natural.

A agricultura detém um grande papel no seu panorama económico com a exportação de algodão e de uvas. De salientar que o Turquemenistão é actualmente um dos principais exportadores mundiais de algodão (10º lugar), dedicando metade das suas terras aráveis à produção do mesmo.

Este país tem como principais indústrias a do petróleo, do gás natural, têxtil e alimentação. Exporta para a Ucrânia, o Irão (14%) e tem como principais países de onde importa maquinaria e produtos químicos o Azerbaijão (11%), a Rússia (9,1%) e o Irão (6%).

Contudo, e devido a níveis mais baixos de produção de petróleo e gás natural do que o seu vizinho Irão, é incapaz de desenvolver estratégias adequadas a combater a sua inflação que corre ao sabor do vento, ao desemprego endémico, à fraca representação de investimentos internacionais na sua economia, na dependência externa em relação a mercadorias alimentares, etc. Apesar dos fracos índices económicos, e devido a uma maior concertação de cooperação regional, aliado à posse da quinta maior reserva mundial de gás natural, encontra-se presentemente entre os cinco países com maior crescimento económico em termos de PIB real, sendo desta forma naturais os grandes benefícios que este Estado poderá obter com a sua assinatura na concretização deste bloco.

Sem comentários: