13 dezembro, 2007

PortugalMUN 2007. Orgulhosamente Iraniana

Os últimos dois posts foram aqui introduzidos dado estarem intrinsecamente ligados à minha participação no PortugalMUN2007 como representante da República Islãmica do Irão (curioso).
Esta iniciativa é realizada em Portugal desde 2003 e consiste na simulação do modus operandus dos vários comités das Nações Unidas. Esses comités são preenchidos por estudantes interessados nas lides internacionais. Creio que são iniciativas que pecam pelo número reduzido, mas que nos dão experiência a vários níveis (oral, social, cultural...).

Este ano teve lugar no ISCSP nos dias 10, 11 e 12. Foram dias extremamente cansativos mas muito enriquecedores, uma experiência que recomendo.
Como representante do Irão no Conselho de Segurança no âmbito do seu Programa Nuclear tive de escrever um discurso de abertura para a Assembleia Geral que teve lugar no primeiro dia, e um position paper que foi entregue aos restantes delegados do Conselho de Segurança. A elaboração destes dois documentos foi feita após uma cuidada análise sobre toda a temática envolvente.

A minha tarefa no Conselho de Segurança não se revelava fácil, no entanto, e até surpreendentemente, acabou por ser aprovada uma resolução favorável aos interesses iranianos. Esta resolução transmitia por unanimidade a necessidade de um esclarecimento resoluto e definitivo sobre o programa nuclear iraniano levado a cabo pela AIEA, e que após um relatório positivo desta agência para com o Irão ser-lhe-iam retiradas todas as sanções económicas impostas por anteriores resoluções emandas do Conselho de Segurança.
Tarefa cumprida, o meu grande obrigada ao Tiago Maurício pela sua enorme paciência durante o PortugalMUN e pela redação da resolução que em muito agrada os interesses iranianos (agradariam certamente caso fossem reais).

Sem comentários: