18 novembro, 2007

Para um Entendimento sobre a Ascensão do Irão

Autores: Joana Gonçalves Junqueira & Tiago Alexandre Maurício
Tema
: Para um Entendimento sobre a Ascensão do Irão

Contactos
:
joana_junqueira@hotmail.com / tiago.int@hotmail.com


O conjunto de desenvolvimentos aos quais temos vindo a observar no Médio Oriente suscitou o nosso interesse no que concerne o papel que o Irão desempenha e a preponderância que este almeja adquirir na região. Este país, sob a liderança de Mahmoud Ahmadinejad, tem constituído um importante factor de desestabilização na actual conjuntura de poderes, e um constante empecilho à prossecução dos interesses nacionais das grandes potências, as quais ressalvamos os EUA e a Rússia, nesta zona tão volátil.

A seguinte publicação de vários artigos subordinados ao tema “A Ascensão do Irão no Médio Oriente” tem por objectivo contribuir para um correcto ou, tanto quanto possível, relevante entendimento sobre as problemáticas que esta ascensão suscitou, suscita e poderá vir a suscitar num futuro próximo. Através de diferentes abordagens, pretendemos explicitar algumas importantes questões frequentemente abordadas na literatura da especialidade, e aprofundar sobre noções que, por vezes, passam despercebidas sob as lentes dos media.

Com efeito, os artigos “Os Apoiantes da Nuclearização do Irão” e “Os Opositores da Nuclearização do Irão” reflectirão sobre as contemporâneas tensões que se agrupam respeitantes ao programa nuclear desenvolvido nas diversas centrais energéticas iranianas, e sua pretensão em completá-lo para fins pacíficos. Outros, no entanto, acusam o governo de Teerão de pretender utilizar este programa para fins militares, o que espoletaria uma escalada conflitual não só regional como globalmente. Nesta problemática em particular, alinhamentos começam a desenvolver-se com potências exteriores ao Médio Oriente, nomeadamente a Rússia e a China, que manifestam um tímido apoio ao programa nuclear, enquanto que outros, liderados pelos EUA, constituem o bloco opositor.

De seguida, aferimos sobre as influências que a grande potência mundial – os Estados Unidos -, desenvolvem na região. “A Influência dos EUA no Médio Oriente” aborda temas como a invasão do Iraque e subsequente derrube do regime de Saddam e sucessivas estratégias pró-democráticas falhadas, da forma como estes encaram a influência da Rússia e China, etc.

Mais tarde, em “O Mercado Internacional do Petróleo”, analisamos as estratégias individuais do Irão enquanto mecanismos de obtenção de poder na comunidade internacional, quer por perturbação especulativa dos níveis de produção, quer pela posição que este país ocupa enquanto membro fundamental da OPEP, possuindo importantes quantias das reservas mundiais de petróleo.

Para finalizar, n’”O Papel do Irão na Região” a temática dos diferendos internos entre as famílias do Islão – os sunitas e os xiitas -, é relacionada com os elevados índices de violência em toda a região, e como os vários grupos terroristas activos delimitam os seus alvos, quais os métodos de financiamento, e demais dimensões do problema do terrorismo.


Artigos:
Os Apoiantes da Nuclearização do Irão
Os Opositores da Nuclearização do Irão
A Influência dos Estados Unidos no Médio Oriente
O Mercado Internacional do Petróleo
O Papel do Irão na Região

Sem comentários: